A era digital e a arte: como a internet afetou este mundo?

By on 01/26/2019

Ao passo que os anos e a tecnologia foram se modificando, a arte também acompanhou todas essas mudanças. Com o surgimento de todas as variações tecnológicas, a internet tornou-se extremamente crucial na rotina de todos os indivíduos, desde a busca de conhecimento, assim como a disponibilidade de várias ferramentas relacionadas com a programação e criação de softwares.

Atualmente, cada vez mais artistas criam conteúdo visual para sites de videogames e apostas esportivas, como por exemplo alguns sites, como o Betclic 2019, site totalmente formulado por grandes artistas digitais. Está aí um dos vários exemplos de como a era digital transformou a arte.

Com a rapidez dos avanços tecnológicos, cada um de nós fomos acostumados a receber diariamente um mundo de informações, assim como a melhoria de tudo o que já havia sido construído antes. Por este motivo, as expectativas estão cada vez mais se tornando altas e cada um busca sempre alguma tecnologia melhor e mais inovadora. Tudo isso pode ser observado com a rapidez da criação de novos telefones, videogames, computadores, gps´s, televisões smart, etc.

Entenda as transformações tecnológicas com relação aos artistas.

Devido a rapidez dos avanços tecnológicos, cada vez é mais comum que os artistas sintam se pressionados em obter uma produção mais acelerada é com maior qualidade. É bastante normal que exista a unificação das distintas formas de arte com o objetivo de  obter algo dotado de inovação, de modo a superar expectativas.

É isso já acontece desde há muito tempo atrás. No século vinte, por exemplo, os avanços tecnológicos teve seu início a unificar a música com vídeos e um século mais tarde, foi possível observar as transformações tecnológicas e digitais já com a televisão.

Portanto, como em todos os meios, os artistas passaram a executar  novas e audaciosas mudanças na sociedade, através da tv, computadores, softwares e internet. Com o avanço da tecnologia, grandes artistas ampliaram seus horizontes para as grandes oportunidades de mercado, sendo então a era digital uma alternativa totalmente cabível nos dias de hoje.

Antes de mais nada, a arte digital pode ser considerada como a responsável pela unificação do trabalho artístico com os engenheiros e cientistas. Ao passo que o artistas passaram a utilizar a tecnologia, elevou-se então o impacto da informação para a sociedade como um todo.

Podemos afirmar inclusive que a era digital aumentou o leque de ferramentas artísticas, inovando assim, as formas e meios de trabalho. A partir da tecnologia, os artistas deixaram lápis, canetas, pincéis e tinteiros de lado, para então utilizar ferramentas como luzes, músicas e pixels. Eles deixam de lado também o papel, para então utilizar imagens digitais ou então gráficos codificados por computadores, gráficos e desenhos tridimensionais, projeção multimídia, dentre outros.

Toda essa nova era tecnológica contribuiu positivamente também com relação a divulgação do trabalho de determinado artista. Mesmo que algum tipo de arte precise de um local físico, no caso de exposições nos quais necessitam de maquinários e instalações complexas, muitos trabalhos mesmo assim ainda podem ser visualizadas por meio de televisão, computadores, telemóveis, redes sociais e internet de um modo geral.

Tais mudanças possibilitaram que os artistas sejam os próprios criadores de suas carreiras, excluindo a necessidade de representantes, através de atuais ferramentas.