Você sabe o que é uma arte interativa? Descubra agora está incrível manifestação artística

By on 11/21/2018

A arte interativa é um meio de demonstrar arte no qual intera o espectador com a obra em si, para então atingir o propósito de interação. Uma grande distinção neste tipo de obra como as demais é que nas obras interativas, o autor não aparece fisicamente, nem de forma abstrata, ou seja, o público não tem nenhuma relação com ele, mas sim com a obra. Trata-se de um conceito totalmente distinto das artes performáticas ou das artes plásticas.

Resumidamente, a interação entre público e autor é abstrata, sendo que a obra em si deve se interagir de forma ativa com o espectador, através de estímulos.

Algumas obras são capazes de  fazer com que o público ande pela obra, como por exemplo esculturas interativas, ou então existem algumas no qual o publico veste a roupa como uma peça de vestuário.

Existem alguns tipos de arte no qual também se utiliza computadores equipados com sensores de diversos tipos, para que sejam capazes de responder a determinados movimentos, temperaturas, efeitos sonoros ou demais tipos de estímulos.

Com a ascensão da internet, por exemplo, o usuário muitas vezes navegam através de hipertextos, sendo que a interação do usuário remotamente altera o decorrer da obra.

Cabe salientar que os artistas que trabalham com este tipo de arte utilizam inovadoras interfaces e meios de trabalho como linha frontal para explorar a interação, dentre estes: vídeos, raios laser, mecatrônica, interação humanos e máquinas, telecomunicações, jogos é a própria internet.

Conheça alguns exemplos de arte interativa existente no mercado

O primeiro exemplo, devemos citar o grande artista chinês Zhang Zhahui, no qual criou uma linda obra feminina e masculina em formato de quadro pintado, no qual possibilita o posicionamento dos indivíduos para fotografias. O quadro se chama “Você e eu”.

Vale destacar também a cidade subterrânea, do artista Leon Keer. Trata-se de um enorme buraco, que por meio de desenhos tridimensionais levam os espectadores a uma cidade subterrânea.   

Ainda falando sobre artes tridimensionais, o artista francês Levalet desenvolveu uma série 3D inédita, utilizando pasta de trigo é pedaços de papel.

Não podemos esquecer do incrível quadro : Before I die, ou seja, em português: Antes de morrer”. O quadro ganhou notoriedade mundial é hoje ele está presente em mais de setenta países. O projeto possibilita que qualquer pessoa divida seus desejos íntimos e pessoais neste quadro, que é público. O público preenche com frases que remetem ao que ela gostaria de fazer antes de morrer.

Os avanços tecnológicos também acompanham os artistas, como no caso do venezuelano Carlos Cruz Diez, que criou uma aplicação para iphones e ipads, conhecida como Experiência Cromática aleatória interativa. Trata-se de permitir ao usuario a manipulaçao de figuras e linhas por determinado tempo.

Ainda relacionada com a tecnologia, existe também um audacioso exemplo. A Audfit é uma roupa para dançar, no qual realiza a leitura dos movimentos, assim como o posicionamento do artista. Tais movimentos sincroniza o som com a coreografia.

Este são exemplos deste tipo de arte, existem milhares de obras primas espalhadas nesse mundão!